quinta-feira, 17 de maio de 2018

Maria: Mãe, eleita e consagrada

Na espiritualidade de São Francisco de Assis, Maria é a eleita pelo Pai celeste, consagrada por seu Filho, Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo.
Ser eleita significa ser amada, escolhida, ser o alvo dos olhares e dos sentimentos afetuosos. O Pai elegeu Maria por pura bondade, e a constituiu morada do seu Filho, através do Espírito Santo. São Francisco a chama de Virgem feita Igreja, ou seja, ela é a morada permanente da Trindade e geradora do Filho para o mundo.
É na maternidade de Maria, porém, que a maioria dos devotos coloca sua devoção. Ela é a mãe do Filho de Deus, a mãe entregue por Ela a todos que se tornam fiéis e filhos e filhas de Deus.
Sua consagração, que se dá pela presença do Filho e do Espírito em sua vida, é o modelo de todas as consagrações dos cristãos e das cristãs. Ser consagrado é viver santamente com o Filho de Deus e com o Espírito de Deus.
Para São Francisco de Assis, somos mães de Jesus, quando o damos à luz por obras santas; somos seus irmãos e suas irmãs, quando fazemos a vontade do Pai; somos desposados com Ele, quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo. Somos convidados a colocar em nossa vida a dinâmica da vida de Maria: dinâmica materna, por eleição e consagração. Somos convidados a fazer em nossa vida a experiência de sermos amados, eleitos, consagrados...

Nenhum comentário: